TCE-ES apoia o Outubro Rosa
quarta-feira, 04 de outubro de 2017

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) já está iluminado em adesão à campanha Outubro Rosa, organizada pela Associação Feminina de Estudo e Combate ao Câncer (Afecc). Pelo sétimo ano consecutivo a Corte prepara atividades para envolver os servidores nesta importante ação que visa despertar o interesse da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além da iluminação especial, será realizado no dia 10 o “Dia D” da campanha no TCE-ES, quando servidores se vestem de rosa para mostrar apoio à causa, com a tradicional foto na escadaria da Corte. No mesmo dia, será realizada uma sessão especial, com participação da Diretoria da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer.

O Outubro Rosa chegou às terras capixabas a partir dos anos 2000 pela Afecc. Todos os anos são feitas ações de orientação e detecção precoce do câncer de mama em parceria com o poder público e a iniciativa privada.

Câncer de mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o biênio 2016 – 2017 aponta a ocorrência de cerca de 600 mil novos casos de câncer. Com exceção do câncer de pele não melanoma (aproximadamente 180 mil casos novos), ocorrerão cerca de 420 mil casos novos de câncer até o final de 2017, onde os cânceres de mama (58 mil) e de próstata (61 mil) serão os mais frequentes.

Fatores de risco

Casos da doença na família

- Primeira gestação após os 30 anos

- Não ter tido filhos

- Primeira menstruação precoce

- Menopausa tardia

- Obesidade.

- Uso de álcool e/ou cigarro

Como prevenir

- Coma alimentos saudáveis, como frutas e verduras, e reduza as gorduras

- Mantenha o peso normal

- Evite a primeira gestação após os 30 anos e só tome hormônios com acompanhamento médico

- Realize o autoexame mensal, porém, o mais importante é o exame médico anual e a mamografia

- Havendo casos de câncer de mama na família, use esse conhecimento para buscar orientação médica, principalmente, após os 30 anos.

- A principal manifestação da doença é o nódulo, fixo e geralmente indolor.

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

- Alterações no bico do peito (mamilo)

- Saída de líquido anormal dos mamilos

- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

Veja a programação completa do Outubro Rosa 2017, promovida pela Afecc:

4/10 – 17h: Abertura Oficial (Palácio de Anchieta)
4/10 – 9h: Baile Rosa (na escola Arquitetura da Dança - Ambulatório Afecc-HSCR)
4/10 – 14h: Palestra - Prevenção e detecção precoce de câncer – Povos tradicionais - Índios (Comboios – Caieiras Velha – Aracruz)
6/10 – 9h30: Palestra na Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Auditório da Seme/PMV – Itararé)
7/10 – 8h: Motociata (Praça do Papa, Vitória)
8/10 - 7h: 12ª Corrida Faesa (Saída: Av. Beira Mar, Chegada: Praia de Camburi)
8/10 – 8h: Pedal das Lindas (Domingos Martins)
8/10 - 9h: Remada Rosa (Praia do Iate Clube)
09/10 – 18h: Palestra – População tradicional – Pomeranos (Domingos Martins)
11/10 – 14h: Palestra - Prevenção e detecção precoce de câncer – Povos tradicionais – Colônia de Pescadores (Vila Velha)
18/10 – 14h: Palestra – Pessoas com deficiência (Crefes, Vila Velha)
18/10 - 19h: Palestra: Prevenção e detecção precoce de câncer –Povos tradicionais - População Negra e Matriz Africana (Mucane, Vitória)
19/10 –15h: Palestra - Prevenção e detecção precoce de câncer (Palácio do Governo – PMV, Bento Ferreira)
19/10 – 19h: Papo Trans – População LGBT – GOLD – Vitória
22/10 – 8h: V Roseando Vitória (Saída: Palácio Anchieta. Chegada: Praça do Papa)
25/10 – 13h30: Palestra - Prevenção e detecção precoce de câncer – População tradicional: Quilombo São Domingos (Conceição da Barra)
29/10 -  9h: Caminhada Outubro Rosa – Um toque pela vida (Praia de Camburi) - Concentração em frente ao Píer de Iemanjá. Chegada: Entroncamento com a Av. Adalberto Simão Nader
31/10 - 18h30: Missa na Igreja Santa Rita de Cássia, Praia do Canto, em ação de graças pela realização do Outubro Rosa.

PREFEITURA DE ÁGUIA BRANCA - ES

Portal desenvolvido e mantido por Alphatec Tecnologia