Informação Pública

A Prefeitura Municipal de Águia Branca, em conjunto a Secretaria Municipal de Educação, informa alguns procedimentos a serem executados por toda população aguiabranquense referente a pandemia COVID-19 (Coronavírus)

 

Prevenção

As medidas são em razão da declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde diante do avanço do novo coronavírus (COVID-19) e as recomendações do Ministério da Saúde no sentido de se evitar aglomerações. Desde o início da semana, os servidores recebem dicas sobre procedimentos para evitar a disseminação do coronavírus, além do estímulo do uso de álcool gel – dispenseres foram instalados em pontos estratégicos do prédio.

Coronavírus

O coronavírus (covid-19) é um vírus que provoca um quadro infeccioso das vias aéreas.  Na maioria das vezes, ele se manifesta através de um quadro de resfriado simples. Ou seja, febre baixa, coriza, dor de garganta e perda de apetite.

Em alguns pacientes, como idosos e aqueles que apresentam doenças crônicas ou usam medicamentos imunossupressores, a manifestação pode ser mais grave. Desse modo, tem-se um quadro de febre elevada, dor muscular generalizada e tosse em maior intensidade associada à dispneia (falta de ar).

Nesses casos, pode-se ter o desenvolvimento da temida pneumonia viral, que pode evoluir para o quadro de necessidade de oxigênio e ventilação mecânica e sepses.

Deve-se suspeitar dessa patologia se o paciente teve contato há 15 dias com pessoas que chegaram de viagem dos países que estão com o covid-19. A orientação é que procure uma assistência médica para que o profissional decida se o diagnóstico é o tratamento hospitalar ou através do isolamento domiciliar. O exame será colhido de todo o paciente suspeito e, até que saia o resultado, o mesmo deverá se manter em isolamento.

O isolamento é feito por 14 dias, após o início dos sintomas e, quando feito em casa, é recomendado o ambiente arejado com ventilação. Deve-se permanecer em ambientes isolados (quartos), dentro de casa, mantendo distância dos familiares. O paciente infectado com o vírus deve usar máscaras cirúrgicas descartáveis, evitando a proliferação do vírus.

A melhor forma de prevenção é através da higienização frequente das mãos com água e sabão, e depois usar o álcool em gel. Evitar tocar boca, olhos e nariz, e se for fazer o uso do transporte público não toque nessas vias.

O paciente deve cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir e ao espirrar. Caso não disponha do lenço descartável, use o cotovelo.  Evite na medida do possível ambientes aglomerados.  Evitar o compartilhamento de utensílios domésticos e de uso pessoal.

 

Fonte: Ministério da Saúde 

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação PMAB
(27) 3745-1357
imprensa@prefeituradeaguiabranca.es.gov.br
 

Data de Publicação: quarta-feira, 18 de março de 2020

ACOMPANHE A PREFEITURA
endereco-icon
Endereço
Rua Vicente Pissinatti, n° 71 - Centro
Águia Branca/ES - CEP: 29795-000
telefone-icon
Telefone
(27) 3745-1357
email-icon
E-mail
gabinete@prefeituradeaguiabranca.es.gov.br
sessoes-horarios
Horário de funcionamento
Segunda à Sexta-feira, das 7h às 12h.

ico-localização
Localização