Treinamento capacita voluntários que vão atuar na eleição para conselheiros tutelares

04 de outubro de 2019 às 00h00.

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) sediou, na quarta-feira (02/10), um treinamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) destinado aos voluntários que vão atuar no suporte às urnas eletrônicas durante a votação do Processo Unificado de Escolha para Membros do Conselho Tutelar, que acontecerá no próximo domingo (06/10), das 8h às 17h. O treinamento, em Vitória, capacitou 85 pessoas.

No Espírito Santo, uma parceria entre o MPES, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), e o TRE-ES garantiu que os municípios tenham acesso às urnas eletrônicas para realizar a votação, sem custo adicional, mas mediante algumas condições. De acordo com o TRE-ES, serão disponibilizadas 739 urnas, para 606 seções, em 54 municípios.

A dirigente do CAIJ, promotora de Justiça Ana Lúcia Ivanesciuc de Vallim Braga Hipólito, destacou a importância do treinamento e da parceria com o Tribunal Regional Eleitoral para a modernização e democratização do pleito de seleção dos conselheiros tutelares. “Sei da dificuldade que vocês aqui presentes têm para se deslocar das cidades de onde moram para estarem aqui, para essa conversa, mas tenho certeza de que a presença de todos vai ser de grande valia, pois teremos um grande aprendizado hoje. E, mais uma vez, quero agradecer à parceria com o TRE-ES. Eles disponibilizaram as urnas para todos os municípios que quisessem, desde que cumprissem algumas condições. E essa não é uma realidade nacional”, apontou.

Veja as fotos do treinamento.

Votação no dia 6 de outubro

O Processo de Escolha Unificado para Conselheiros Tutelares 2020/2024 será realizado em todos os municípios do Brasil no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, por meio de votação secreta e facultativa da população. Pode votar todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade a partir de 16 anos, residente do município de votação e que esteja em situação regular perante a Justiça Eleitoral. O pleito é organizado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de cada município e fiscalizado pelo Ministério Público. Serão selecionados cinco conselheiros tutelares titulares e cinco suplentes para cada Conselho Tutelar, com mandato de quatro anos.

Assessoria de Comunicação | PMAB | GTI