Cursos Online

Com o objetivo de promover mais inclusão social, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) lança a Plataforma de Cursos Abertos do Ifes, também conhecidos como cursos MOOC. A palavra MOOC vem do inglês Massive Open Online Courses. São cursos online, abertos e massivos de curta duração que podem ser cursados por qualquer pessoa, em qualquer local e horário, seja pelo computador, tablet ou smartphone. A Plataforma também disponibiliza um canal de suporte técnico online do Cefor.

No Ifes, o funcionamento da Plataforma está regulamentado pela Instrução Normativa Proen nº 2 de 04/09/2019. Não há processo seletivo para ingressar no MOOC. Basta o aluno acessar a Plataforma e, assim que se inscrever em um curso, já estará automaticamente matriculado e poderá começar a estudar. Além disso, não há registro no sistema acadêmico institucional.

Para a diretora do Cefor, professora Dra. Mariella Berger Andrade, “os cursos MOOC proporcionam uma autonomia maior no aprendizado, possibilitando que os estudantes desenvolvam competências mais adequadas às suas necessidades, permitindo, inclusive, a criação de itinerários formativos por meio da realização de vários cursos relacionados entre si. Esse tipo de formação incentiva a construção de conhecimentos de maneira mais adaptativa à realidade do aluno, com as vantagens da Educação a Distância, como a flexibilidade de horários e a oportunidade de estudar em qualquer lugar com acesso à Internet”.

Já a presidente da Comissão de Cursos MOOC, professora Dra. Vanessa Battestin, acredita que além do caráter inclusivo, a Plataforma segue a tendência mundial de considerar o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem: “Os cursos regulares (técnico, graduação, pós) não dão mais conta de toda a necessidade de aprendizado. As pessoas estão vivendo e trabalhando mais tempo e a aprendizagem precisa ser ao longo da vida, de acordo com as necessidades de cada um. Ter uma Plataforma que permite liberdade de espaço, tempo, escolha de conteúdos e que é gratuita e aberta a todos é, além de tudo, uma grande forma de inclusão”.

Campanha: Nome é tudo!

Qual nome você daria para a Plataforma de Cursos Abertos do Ifes?

A Plataforma de cursos abertos do Ifes (MOOC) precisa ganhar uma identidade. Pensando nisso, o Cefor também lança a campanha “Nome é tudo”. Sugestões podem ser feitas por meio do formulário até o dia 31 de outubro. Após esta data, a Comissão de Cursos MOOC escolherá os nomes que participarão da segunda etapa, na qual o público, por meio de votação, definirá o nome vencedor. Acesse o formulário e participe.

Data de Publicação: sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Segunda à Sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h30 às 15h.