01 de outubro de 2018 às 00h00.

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental, no prosseguimento de ações permanentes para combate ao Aedes aegypti e conscientização da população para prevenção de dengue, chikungunya e Zika e à promoção da saúde, estratégias e ações de educação e comunicação devem ser contínuas ao longo do ano, para garantir sustentabilidade no enfrentamento do mosquito e redução do risco de transmissão de doenças.

Considerando o período de volta as aulas do 2º semestre, a atuação da Defesa Civil e do Programa Saúde na Escola-PSE nas ações de combate ao Aedes, a Sala Nacional de Coordenação e Controle em parceria com as Salas Estaduais de Coordenação e Controle busca mobilizar equipes das defesas civis e do PSE estaduais e municipais para reforçar orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas, nos meses de agosto e setembro. Com apresentação de palestras e/ou outras atividades evidenciando perigos em relação as doenças transmitidas pelo mosquito e detalhes de estratégias para prevenção e combate ao Aedes os profissionais da defesa civil e do PSE, devem abordar a importância de se evitar a proliferação do vetor, realizando o correto descarte de lixo (resíduos sólidos), a manutenção em reservatórios de água para consumo, e o cuidado com o ambiente evitando água em resíduos de embalagens, pneus, etc., além de evitar o risco de transmissão das doenças do Aedes também são melhoradas as condições ambientais, evitam-se alagamentos e outros benefícios são gerados no território, propiciando melhor saúde e qualidade de vida.

Em linguagem simples e com informações atrativas buscando comunicação eficaz além da parte teórica, se possível, deve ser realizada vistoria nas instalações das escolas buscando e eliminando pontos propícios à proliferação do mosquito, como objetos que acumulem água. É importante salientar que, mesmo no período de menor transmissão das doenças, atividades devem ser constantes para evitar a proliferação do mosquito cujas infestações, além das condições climáticas de muita chuva, são favorecidas também com acúmulo de pequenos volumes de água.

A Sala Nacional publicou várias diretrizes para a atuação no combate ao mosquito sobre as ações gerais, saneamento básico e sistema nacional de proteção e defesa civil. Tais diretrizes, bem como os contatos das Salas Nacional e Estaduais/Distrital para enfrentamento das doenças do Aedes e outras informações estão disponíveis no endereço http://combateaedes.saude.gov.br/pt/sala-de-situacao.

Assessoria de Comunicação/PMAB | 27 3745-1357